Envios de WhatsApp Do Zero

Muitas pessoas tem dificuldades de iniciar os disparos de mensagens marketing, por isso vou mostrar em um pequeno tutorial de como você pode começar a fazer seus primeiros disparos de WhatsApp em massa.

Nesse tutorial vou mostrar como fazer isso utilizando nossa própria ferramenta, o WhatsApp Robot. Mas se você utilizar qualquer outro método, esse tutorial também vai servir para você pois além dos envios vou ensinar como preparar seu WhatsApp, capturar contatos, exportar contatos de grupos e importa-los para sua agenda do WhatsApp.

WhatsApp Robot (Download)

Exporter (Download)

PDF GRÁTIS: Dicas Importantes Para Iniciantes.pdf

I. Instalação e Humanização

A primeira etapa dos envios é: Instalar o WhatsApp em seu aparelho celular (limpo) e também instalar o WhatsApp Para Desktop em seu computador/notebook. (WhatsApp para Desktop que vamos utilizar para fazer os envios automáticos)

Após a instalação e configuração do seu WhatsApp, é hora de darmos uma “humanizada” na sua conta, mas o que seria isso? Humanizar é você passar a impressão que sua conta de WhatsApp é pessoal como qualquer outra e não uma conta especifica para envios de mensagens em massa.

Para isso, devemos entrar em grupos, interagir com outros contatos e também manter uma atividade “normal” no aplicativo nos primeiros dias de uso.

Para entrar em grupos aleatórios e começar interagir com o pessoal, recomendo que utilize o GruposWhatsApp.app. Futuramente vou ensina-los a capturar contatos desses grupos.

É muito importante que no inicio de sua conta nova de WhatsApp, você receba bastante mensagens além de enviar, pois o WhatsApp detecta que você esta interagindo bastante e quanto maior interação na sua conta (entrada e saída de mensagens), maior será a tolerância do WhatsApp nos seus futuros envios massivos.

IMPORTANTE: Esse primeiro tópico é para quem quer começar enviar do zero, ou seja, começar com um chip novo alternativo. Se você já possui uma base sólida com seus clientes não precisa passar por essas etapas.

II. Captura de Contatos

Para uma boa divulgação, é necessário que você tenha seus próprios contatos (Capturados de diversas formas). Porém se você não tem, vou mostrar como você pode começar a capturar contatos pela internet.

Mostrarei dois métodos para iniciar as capturas.

I. Gerador de Contatos do Site.

II. Exportar contatos dos grupos de WhatsApp

O primeiro método é utilizar o Gerador de Contatos que temos no site, temos o Gerador FREE e o Gerador PREMIUM. Os dois são ótimos para você que esta começando a capturar seus primeiros contatos. (O Gerador PREMIUM já exporta os contatos no padrão .csv de importação)

O segundo método que pra mim é mais eficaz, é capturar contatos de grupos de WhatsApp. Por que isso? Simples, se você quer divulgar um produto ou serviço especifico, é melhor você entrar em grupos sobre esses assuntos e capturar contatos de pessoas que se interessam por ele, ai a sua divulgação terá uma chance maior de ser concretizada do que mandando para pessoas aleatórias.

Para esse segundo método existem muitos meios de capturar contatos desses grupos, o que vou deixar aqui para vocês é a extensão Exporter, que é do nosso próprio canal. (Clique aqui para ver o vídeo)

Para você que não tem como investir em algo mais automatizado, tem um vídeo que ensino capturar contatos dos grupos pelo código HTML e jogar no Excel. (Clique aqui para assistir)

IMPORTANTE: Esse segundo tópico é para quem não possui uma base de dados sólida, portanto precisa de meios de captura de contatos alternativos, caso você já tenha seus contatos, não precisa passar por esses métodos.

III. Importação Dos Contatos Para O WhatsApp

Para fazermos a importação, há dois métodos muito eficazes de fazer.

I. Importação do vCard pelo cabo USB. (ExcelTovCard)

II. Importação via Gmail. (Google Contacts)

Antes de mais nada, é necessário prepararmos nossa base de dados pelo Excel, pois seja qual for o nosso método de importação, a planilha tem que estar salva como .csv (separado por vírgulas) e também na estrutura correta.

A estrutura de sua base de dados tem que seguir o seguinte padrão.

I. Planilha com duas colunas, elas são: First Name e Mobile Phone.

A coluna First Name será onde você vai colocar o nome dos contatos que vão aparecer na sua agenda do WhatsApp.

A coluna Mobile Phone é onde você vai colocar o número do celular dos seus contatos.

Após a configuração, teremos que agrupar esses campos para uma só coluna, certo? As linhas ficarão assim:

First Name, Mobile Phone

Matheus Conte, +5514996268112

Maria Souza, +5514998240000

Etc…

II. Temos que salvar a planilha na extensão .csv (separado por vírgulas)

Pronto, agora vamos aos dois tipos de métodos de importação.

Programa: Para você que quer importar via USB, instale o programa que vou deixar no link abaixo e coloque o arquivo .vcf na memória interna do seu celular. (Clique aqui para ver como usar o programa)

Após colocar o arquivo via USB em seu aparelho, vá em contatos e procure por Importação. Caso você utilize iOS (Iphone), utilize o programa Tunes Go.

Gmail: Para importar os contatos via Gmail (Recomendado), acesse o site: https://contacts.google.com/

Vá em Importar (Canto esquerdo) e selecione a planilha (.csv) que você salvou.

IMPORTANTE: Certifique-se de que a mesma conta que você importou a planilha seja a mesma que você está utilizando no celular. Também verifique se a sincronização entre Google, Contatos e WhatsApp estejam ativadas.

NOTA: Caso você for utilizar nosso Robot de envio, recomendo que seus contatos tenham nomes fáceis de utilizar na planilha para os envios posteriores, por exemplo: Contato0001, Contato0002… Contato5000.

IV. Disparo das Mensagens

Os disparos de mensagens do nosso tutorial serão feitos via WhatsApp Robot do nosso próprio canal. Para configurar é simples e também temos vídeos ensinando detalhadamente o funcionamento, mas vamos ao resumo.

Faça o download do Robot: Clique aqui para baixar

IMPORTANTE: É recomendado que você utilize o Excel 2019. (Clique aqui para saber como instalar o Excel 2019)

Lembrando que vamos utilizar o WhatsApp Desktop para fazer os envios, então caso não tenha instalado ainda, vá até o site: whatsapp.com/download e faça a instalação.

Após a instalação, conecte-se seu celular ao WhatsApp Desktop via QR CODE. Após conectar, pode deixar fechado o aplicativo WhatsApp Desktop.

Configuração do Robot

Extraia a planilha que você baixou e execute, caso apareça uma mensagem para habilitar as macros você clica em “habilitar as macros” para o sistema ter permissão de executar o robot.

Contatos: É onde você vai colocar o nome dos seus contatos, do jeito que estiver salvo em sua agenda, por isso é importante usar nomes fáceis como: Contato0001,Contato0002… Contato0020.

Disparo: É apenas um informativo para você saber se o sistema já percorreu esse contato, se na célula estiver um “OK” é sinal que o robot já passou por esse contato, lembrando que essa função é importante para o sistema saber qual é o próximo contato que ele tem que enviar, portanto não apague os “OK” se quiser dar continuação nos disparos.

Caixa de Mensagem: É onde você vai digitar sua mensagem, você tem opção de enviar 3 mensagens aleatórias, mas se quiser apenas enviar uma mensagem fixa, digite sua mensagem em uma das caixas e as outras duas deixe em branco.

Envios P/ Disparo: É a quantidade de mensagens que vai enviar por cada clique em “Disparar”.

Tempo P/ Mensagem: É o tempo (em segundos) em que o sistema vai esperar por cada mensagem enviada.

Possui Imagem: Se quiser enviar imagens deixe marcado, caso contrário, desmarcado.

Para enviar imagem, certifique-se de que sua imagem está na área de transferência. (assista ao vídeo para mais detalhes)

[Digite o caminho de instalação do WhatsApp]: Aqui é muito importante, é onde você vai colocar o caminho em que seu WhatsApp foi instalado. Para isso vá na área de trabalho e clique com o botão direito em cima do icone do WhatsApp.exe e vá em “Abrir local do arquivo“, copie o endereço (url) da pasta e cole nessa caixa de texto.

Funções Extras

[quebrarlinha]: a função [quebrarlinha] serve para dar parágrafos em seu texto, pois se você utilizar a quebra de linha dentro da célula o sistema vai enviar várias mensagens quebradas ao usuário.

Símbolos Especiais: Símbolos são usados dentro da programação, portanto para envia-los no corpo da mensagem é necessário utilizar a abertura de chaves, por exemplo: Desconto de 5{%}. enviará apenas Desconto de 5%.

Após a configuração de sua planilha de envio é só clicar em “Disparar Mensagens!” e não mexer mais no computado que o sistema será responsável por fazer os envios.

IMPORTANTE

I. Recomendamos que use o Wi-Fi para fazer os envios e mantenha os aparelhos perto do roteador para não dar problemas de conexões durante os envios.

II. Antes de cada disparo, certifique-se de que seu WhatsApp Desktop esteja fechado.

Veja abaixo os vídeos desse super tutorial de como enviar mensagens do zero detalhadamente.

Aula 01 – Instalação e Humanização
Aula 02 – Capturar Contatos
Aula 03 – Importar Contatos Para o WhatsApp
Aula 04 – Enviar Mensagens Automaticas

Tags: | | | | | | | | |

Sobre o Autor

Matheus Conte
Matheus Conte

Matheus Conte, 26, Jau-Sp, Formado em Sistemas, 2015. Web Designer, Programador, Instrutor de Excel, apaixonado por criação de conteúdos para Marketing Digital, buscando sempre a otimização das coisas e tentando passar um pouco de conhecimento para os seguidores! "Enquanto houver o padrão, haverá uma melhor solução!"

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matconte Ajuda
Enviar por WhatsApp

✅ Entre em Contato com o @matconte

🔹 Tire suas dúvidas, de sugestões, agradeça, peça orientações que vou responder a todos.

👇 APLICATIVOS PARA TELEGRAM, WHATSAPP, MESSENGER, SMS 👇